Existem diferentes acrônimos utilizados no Design e muitos deles causam confusão.
Neste rápido post, explico alguns dos acrônimos mais comuns no Design.
Veja alguns dos acrônimos do Design:
- UX » User Experience
- UI » User Interface
- UCD » User-Centered Design
- IA » Information Architecture
- UXD » User Experience Design
- IXD » Interaction Design
- UID » User Interface Design
- HCI » Human Computer Interaction
Provavelmente, ainda existem outros diversos acrônimos que poderiam se juntar a essa lista. Se levarmos em conta as áreas mais técnicas do Design, ou o ambiente acadêmico, por exemplo: “user (usuário)”, “Design”, “interface” ou “interaction (interação)”, entre outras. Que nem são propriamente acrônimos ou siglas.
A propósito, existe uma diferença entre siglas e acrônimos.
A sigla é uma palavra formada através da redução de um grupo de palavras às suas letras iniciais e neste caso, cada letra é pronunciada. Por exemplo, CRF – Clube de Regatas Flamengo.
O acrônimo é uma palavra formada através da combinação de letras ou sílabas iniciais de um conjunto de palavras, e que ao contrário da sigla, pronuncia-se como uma única palavra. Por exemplo, UX – User Experience ou EU – Experiência de Uso.
Voltando aos acrônimos, temos um clássico: HCI – Human Computer Interaction (Interação Humano-Computador). Um denominação comum no campo acadêmico para se referência ao campo de estudos das interações ocorridas entre humanos e máquinas.
Grande parte destas siglas surgiu juntamente com o advento da Internet e passou a fazer parte do vocabulários daqueles que trabalham com Design, Tecnologia, Marketing e outras áreas inter-relacionadas.
Boa parte desses acrônimos estão muito relacionados e podem ser vistos em uma perspectiva global a partir da imagem a seguir. O equema foi proposto por Preece e Rogers em 2005*.
O Design de Interação é um campo de conhecimento multidisciplinar que relaciona diversas áreas de conhecimento, como Engenharia de Interfaces de Usuários, Engenharia de Usabilidade e Fatores Humanos conforme figura 1. A Interação humano-computador relaciona-se ainda com áreas como Artes, Ergonomia e Design, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Linguística, a própria Semiótica, além de Sociologia e Psicologia, dentre outras áreas, constituindo em um vasto campo de estudos interdisciplinar.
Se você tem outros acrônimos de Design que gostaria de indicar, deixa nos comentários e vamos fazer essa lista crescer. Abraços!
*PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de Interação: Além da Interação Homem-Computador. Brasil: Bookman, 2005. 348 p.
More from Design
FontBase • Gerenciador de Fontes Grátis – Fácil, Simples e Prático!
O Font Management Fonte Base é um dos melhores gerenaciadores de fontes da atualidade. Conheça o FontBase e descubra como …
Nutella Unica – 7 milhões de frascos diferentes criados por Algoritmos de Inteligência Artificial
Algoritmos de Inteligência Artificial criam sete milhões de frascos diferentes para o projeto Nutella Unica da Ferrero Itália.
3 Comments
Bom post. Eu tinha muitas dúvidas sobre isso.
Putz, nem fala. São muitas siglas parecidas. Valeu por compartilhar.